top of page

Época Negócios: “Texto primoroso”

  • kaike Nanne
  • 24 de jan.
  • 1 min de leitura

“Como dançar com os mortos” é pauta de Época Negócios, em entrevista conduzida pela jornalista Maria Tereza Gomes com o autor, Kaíke Nanne. Tereza escreve: “Além de um texto primoroso de quem fez carreira como repórter, editor e diretor de revistas, o que me chamou a atenção nas histórias contadas por Kaíke foi a forma similar como diferentes povos milenares encaram o envelhecimento e a morte.”

 

Em resposta a uma pergunta sobre a compreensão da velhice nas sociedades tradicionais, Nanne elabora:“Nas tradições monoteístas que predominam no Ocidente, vemos a vida como uma jornada que tem seu significado expresso no Juízo Final, o grande episódio escatológico que explica todos os acontecimentos anteriores, premia os justos com a vida eterna e pune os ímpios com o fogo do inferno. Aqui, falo de tradição, porque mesmo ateus e agnósticos agem sob esse código que implica performance, superação, metas — uma espécie de Excel da vida.”

 

“Para os povos originários, o mundo não precisa ser explicado num episódio conclusivo — o mundo precisa apenas ser mantido em funcionamento. É de acordo com essa lógica que se constrói o sentido da existência. A forma de encarar o fim, ou o 'não-fim', acaba por estabelecer parâmetros de como encarar a vida. No caso, uma vida com menos metas, sem cobrança por performance.”

 

Leia o artigo no link:

Comentários


bottom of page